sábado

Mais uma ideia para uma ceia sem carne - Nhoque de abóbora com manteiga de tomilho

Hoje já fez sol, calor, já choveu e agora está nublado e frio. Ontem eu comecei a produzir presentinhos de Natal, fiz alguns aromatizadores de ambiente, semana que vem farei trufas e quero mandar algumas coisinhas pelo correio para amigos queridos.
Comentava com meu marido hoje sobre o quanto as pessoas enlouquecem nessa época do ano: gastos absurdos, montes de coisas desnecessárias, eu quero menos, sabe? Uma ceia simples, presentes dados de coração, família reunida, uma ceia basica, sem aqueles quinhentos pratos e sobremesas. Pra que? No fim das contas o que importa é estar perto de quem a gente gosta e deixar muito claro o quanto a gente gosta.

Esse nhoque é mais uma opção para quem não come carne, eu servi ele com Bazargan, que é uma espécie de tabule, de origem síria. A receita do nhoque, é essa daqui:




500g de abóbora, descascada e picada
2 colheres de manteiga
1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada
1 ovo orgânico
1 pitada de noz moscada
Sal marinho
Para a manteiga de tomilho
100g de manteiga sem sal
2 colheres de tomilho fresco
Queijo parmesão ralado

Preparo:
  • Cozinhe a abóbora, até que esteja bem  bem macia. 
  • Faça um purê e passe-a por uma peneira.
  • Acrescente o ovo, a noz moscada, o sal à gosto e vá colocando farinha até que a massa possa ser trabalhada sem grudar nas mãos.
  • Faça tirinhas com essa massa e corte-as em pequenos pedaços.
  • Coloque pequenas porções de nhoque em água fervendo. Quando eles subirem, estarão prontos.
  • Leve a manteiga e o tomilho, em uma panela pequena, para aquecer em fogo baixo. Cozinhe até dourar.
  • Cubra o nhoque com a manteiga de tomilho e guarneça com o parmesão ralado. 
Eu preparei algumas receitinhas de Natal para a web Magazine, uma revista online muito bacana que traz moda, arte, gastronomia... Vocês podem conferir aqui.


3 comentários:

Luna 17.12.11  

Lu, eu também sou mais pro lado minimalista, acho que o pessoal exagera mesmo nessa época. É uma questão de estilo, é claro, mas eu prefiro coisas mais simples. Esse nhoque vai ficar guardado pra eu fazer um dia. Beijos!

A União Faz a Vida 17.12.11  

Ai, Luna, eu fico bem perdida no meio dessas comemorações carnavalescas...
Faz o nhoque, sim, é delicioso! Beijo

wair de paula 26.12.11  

Oi, primeira vez em seu blog, e de cara uma receita de nhoque com abóbora. Adoro abóbora, uso-a de várias maneiras, e esta receita acaba de entrar no rol de pratos a serem feitos.
Mando como agradecimento minha receita pessoal de risotto de abóbora, pode ser que goste.
Forte abraço e bom fi al de ano!
http://www.cronicasgulosas.blogspot.com/2010/10/risoto-ou-risotto-tanto-faz-grafia.html

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.